CONHEÇA A BIOGRAFIA DO FUNDADOR DO PROJETO PORTAL ELEMENTO3D
Marco Antonio Ferreira nasceu em 1970 na cidade de Campinas / SP / Brasil.

Desde muito cedo, sempre teve muito contato com o desenho e a arte em suas diversos segmentos, o que acabou despertando muitas curiosidades em descobrir como tudo funcionava e de que forma poderia o auxiliar no futuro.

Com o passar dos anos foi se envolvendo com esta área criativa e começou a cursar: desenho industrial, desenho artístico, pintura, projeto de máquinas, webdesign, arquitetura e muitos outros... e por fim o contato com a área 3d veio em 1996.

De tudo o que foi aprendendo, sua preferência pessoal sempre foi voltada para o lado artístico, mostrando um forte talento para a criação. Gostava de ser desafiado a criar, de buscar soluções, desenhar e produzir gráficos pelo computador. Diante desta tendência, acabou tendo grande destaque em educação artística no colégio e esse aprendizado foi talhando-o para um universo que ele ainda não tinha compreensão.

Depois de ganhar seu primeiro computador em 1986, um TK 2000 II com 64K, tudo mudou!!! Foi se dedicando as linguagens de informática da época e procurando conhecer cada vez mais o mundo gráfico, que até então estava bem limitado. Conheceu o 3d Studio ainda na versão DOS em 1997, o que o fascinou pelo seu poder de criação. Na época, livros, internet e outros meios de aprendizagem, eram difíceis e muito diferente de hoje, e por orientação de um amigo começou a compreender melhor este universo 3d. Recebeu um pequeno e curto treinamento da parte dele, mas este teve curta duração.

Não haviam escolas e centros de treinamentos onde pudesse dar continuidade ao aprendizado. Diante deste cenário, partiu para o caminho auto-didata, onde passava muitas horas na frente do computador - sempre anotando as informações e fazendo inúmeros laboratórios dos seus trabalhos e resultados obtidos. Os conhecimentos anteriores o ajudaram muito, mas tudo era difícil de assimilar até então. A noção do inglês colaborou imensamente nesta trajetória e sua dedicação foi absoluta. Seu foco era dominar as ferramentas do programa para quem sabe poder ser instrutor, trainee ou produzir trabalhos para várias empresas brasileiras de animação, tv ou cinema.

Marco Antonio foi aprendendo outros softwares ao longo dos anos como complemento ao 3d, os quais lhe deram melhor entendimento e compreensão deste universo todo, como: AutoCAD, Corel Draw, Photopaint, Illustrator, Photoshop, Sony Vegas, Combustion, After Effects, entre outros... Mas o que mais lhe encantava era o 3d Studio, pelas ferramentas poderosas que disponibiliva e por colocá-lo em contato com um mundo virtual maravilhoso, onde muitas imagens que estavam em sua mente a anos poderiam se tornar realidade dentro do computador.

Os filmes na tv mostravam cada vez mais o realismo das cenas nas aberturas de programas e comerciais, e tudo isso o faziam desejar mais do que nunca crescer nesta área e poder realizar trabalhos profissionais. Seu sonho era poder viver do 3d. Este era seu sonho!!! Aos poucos foi adentrando neste mundo incrível e as oportunidades foram surgindo.

Tendo conseguido produzir sua primeira vinheta televisiva no ano de 2000, ficou muito feliz ao ver seu trabalho sendo exibido em uma tv regional todos os dias. Notava-se que suas produções 3d estavam adquirindo qualidade e eram feitas com talento e competência, mas faltava a experiência e muitas técnicas ainda. O metal que ele conseguia reproduzir, as reflexões dos materiais e alguns efeitos ainda não ficavam iguais dos filmes e não convenciam. Ele ainda não tinha técnica nenhuma de iluminação e realismo e faltava muita coisa ainda para ser um profissional. Com o desenvolvimento adquirido, começou a produzir imagens para capas de livros, composites, folhetos, folders, portfólios, capas de cds e dvds, maquetes eletrônicas, animações para tv, efeitos para filmes, vinhetas para videoclipes, modelagens e muitas outras, totalizando mais de 5000 trabalhos ao longo destes 20 anos de dedicação na área 3d. Quando se olha hoje para cada trabalho seu, é perceptível o progresso. E isso é o que importa, o avanço.

Se dedicou incansavelmente a percepção e às referências do mundo real, para poder dar mais realismo aos seus trabalhos digitais. Leu muitos livros, pesquisou em várias fontes e sua percepção foi sendo aguçada. Em 2001 começou a lecionar aulas particulares de 3d, onde foi ganhando didática e aprendendo cada vez mais com este programa tão complexo. Foi se familiarizando com os nomes das ferramentas, menus, painéis e tudo isso foi-lhe dando um completo esclarecimento. Também precisou melhorar o nível de seu inglês para poder entender os livros que eram lidos e sem dúvida nenhuma o Help do 3ds Max contribuiu demais para grandes dúvidas. Aliás, até hoje contribui muito.

Escreveu artigos sobre vários assuntos em 3d e aprendeu a conviver com inúmeros desafios na área. Fez muitos amigos, contatos e descobriu que o Brasil é um imenso celeiro de profissionais talentosos e criativos para esta área. Com o passar dos anos, foi adquirindo visão de empreendedorismo, negócio, gestão, administração e didática de ensino presencial e a distância, conhecimentos esses que lhe deram um diferencial imenso como profissional. Hoje, ele é proprietário da ELO Design e Publicidade, uma agência de computação gráfica que preza pela qualidade e possui muito diferencial competitivo e atua dentro e fora do país produzindo trabalhos para vários segmentos do mercado 2d e 3d, nas áreas: arquitetural, naval, modelagem, animação e multimídia interativa; é palestrante de computação gráfica e artes gráficas, fundador e organizador juntamente com minha adorável esposa Cristina Vieira, do Workshop 3d Brasil, um dos mais importantes encontros de profissionais das áreas 2D e 3D do país e criador do portal Elemento3d, que tem como objetivo principal, centralizar todas as empresas, profissionais, produtos e serviços das áreas 2D e 3D do país, embora o portal já tenha se tornado internacional, em um só lugar. Sendo assim, uma central de assessoria, conhecimentos, interação, dicas, conteúdo de CG e muita informação.

Marco Antonio também é autor de uma das mais brilhantes obras em nosso idioma, o dvd ILUMINAÇÃO DIGITAL, com mais de 43 horas de treinamentos. Material esse, que aborda desde o conceito de luz e iluminação, tipos de luzes, luz natural e artificial, entre muitos outros... Ensinando a iluminar diversas cenas e cenários com uso nos principais renderizadores do mercado: Scanline - Mental Ray e VRay. Com muitas dicas da maior importância sobre modelagem, cores, detalhes, realismo e materiais. Hoje esta obra já se encontra em 03 continentes e tem ajudado milhares de pessoas a chegarem em resultados ainda melhores em suas produções, independente do software utilizado.

Quer continuar contribuindo muito para o crescimento da comunidade 3d brasileira e aprender cada vez mais na área.

Finaliza agradecendo a Deus primeiramente por tudo o que é e conseguiu, pelo apoio de sua esposa e família e por todos os amigos que ganhou ao longo desta estrada. Amigos estes que tem a maior estima e consideração e que estão nos vagões deste trem que avança rumo ao progresso da área 3d.

Frases pessoais:
"Vale mais a pena investir em conhecimento do que em equipamento"."


E depois de tudo, não tenha pensamento pequeno amarrando informação,
pois o melhor profissional é aquele que compartilha seu aprendizado.
Ensinar sempre é a melhor forma de se aprender!!!








Portal Elemento3D © Copyright 2016 - Todos os direitos reservados